A RETROSPECTIVE STUDY OF MEDICATION-RELATED OSTEONECROSIS OF THE JAW IN MULTIPLE MYELOMA PATIENTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46765/2675-374X.2023v4n3p209

Palavras-chave:

English

Resumo

Contexto: O mieloma múltiplo é uma neoplasia hematológica maligna cujo tratamento envolve o uso de bisfosfonatos e anticorpos monoclonais, os quais podem se relacionar com a osteonecrose associada a medicamentos. 

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a presença de osteonecrose associada a medicamentos em mandíbula de pacientes submetidos ao tratamento do mieloma múltiplo, que utilizaram bisfosfonatos e/ou anticorpos monoclonais. Além disso, procurou-se traçar o perfil epidemiológico dos pacientes que desenvolveram osteonecrose associada a medicamentos.

Métodos: Este estudo observacional retrospectivo de 15 anos consistiu na avaliação de 461 prontuários médicos de pacientes diagnosticados com mieloma múltiplo em um hospital de referência oncológica no Brasil, o Hospital Erasto Gaertner (Curitiba-PR).

Resultados: Observou-se que tanto o grupo que desenvolveu osteonecrose quanto o grupo que não desenvolveu, não há diferenças significativas quando avaliados separadamente quanto ao sexo, transplante de medula óssea e etnia. Contudo, o grupo com osteonecrose apresentou maior frequência na utilização de bisfosfonatos, não evoluíram à óbito, não eram tabagistas, a mandíbula foi o sítio anatômico mais acometido e o tipo de exposição óssea de forma espontânea foi a mais observada.

Conclusões: O uso combinado de pentoxifilina e tocoferol foi responsável pela resolução bem-sucedida dos casos de osteonecrose associada a medicamentos. Isolar a doença subjacente permitiu um maior controle e conhecimento em relação aos medicamentos utilizados para o tratamento da osteonecrose associada a medicamentos.

Biografia do Autor

Rafaela Savio Melzer, Pontifical Catholic University of Parana

DDS, Programa de Pós-graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil

Danielle Santos-Rodrigues, Universidade de São Paulo USP

MSc, Programa de Pós-graduação em Odontologia, Lasers in Dentistry.

Maria Isabela Guebur, Hospital Erasto Gaertner, Curitiba, Brazil

DDS, PhD, Membro do Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Hospital Erasto Gaertner, Curitiba, Brazil

Laurindo Moacir Sassi, Hospital Erasto Gaertner, Curitiba, Brazil

DDS, PhD, Chefe do Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Hospital Erasto Gaertner, Curitiba, Brazil

Sérgio Aparecido Ignácio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil

DDS, PhD, Professor Adjunto, Faculdade de Odontologia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil

Aline Cristina Batista Rodrigues Johann, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil

DDS, PhD, Professora Adjunta, Faculdade de Odontologia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brazil

Downloads

Publicado

27/12/2023

Como Citar

Savio Melzer, R., Santos-Rodrigues, D. ., Guebur, M. I. ., Sassi, L. M. ., Ignácio, S. A. ., & Batista Rodrigues Johann, A. C. . (2023). A RETROSPECTIVE STUDY OF MEDICATION-RELATED OSTEONECROSIS OF THE JAW IN MULTIPLE MYELOMA PATIENTS. JBMTCT, 4(3), 209. https://doi.org/10.46765/2675-374X.2023v4n3p209