STUDY OF THE ASSOCIATION OF EXPOSURE TO GENOTOXIC AGENTS AND MYELODYSPLASTIC SYNDROME OR SECONDARY ACUTE MYELOID LEUKEMIA IN PATIENTS ATTENDED AT AN AMBULATORY REFERENCE SERVICE IN CEARÁ

Authors

  • João Vitor Araújo Duarte Christus University Center
  • Beatrice Duarte Unichristus
  • João Lucas Araújo Morais Christus University Center
  • Matheus Vasconcelos Horta Christus University Center
  • Fernando Barroso Duarte Walter Cantídio University Hospital – HUWC/UFC

DOI:

https://doi.org/10.46765/2675-374X.2023v4n3p203

Abstract

Objetivos

As síndromes mielodisplásicas (SMD) consistem em um grupo heterogêneo de doenças com características clínicas, laboratoriais e patogênese abrangentes, porém, têm em comum um defeito clonal nas células progenitoras hematopoiéticas. Caracterizam-se por citopenia no sangue periférico com medula óssea normocelular ou hipocelular com presenças de alterações displásicas (>10%) em uma ou mais linhagens hematopoiéticas. Estudos epidemiológicos têm demonstrado a associação entre a ocorrência de SMD e LMA  e a exposição a fatores genotóxicos. Logo, o presente estudo tem como objetivo associar as alterações hematológicas em portadores de SMD e LMA com as condições de risco ambientais/ocupacionais associadas às mesmas em um serviço especializado em hematologia.

 

Métodos

O estudo foi aprovado pelo conselho de ética do HUWC.

Trata-se de um estudo observacional, prospectivo e retrospectivo, através de pesquisa em prontuário de pacientes. O estudo foi desenvolvido no principal serviço de referência em hematologia do estado, localizado no ambulatório de doenças onco-hematológicas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em Fortaleza, Ceará.  A população deste estudo consistiu em adultos de ambos os sexos, com diagnóstico de SMD e/ou LMAs confirmado pela clínica e exames laboratoriais, em acompanhamento ambulatorial que foram atendidos no período de agosto de 2021 a junho de 2022, tendo sido recrutados 50 pacientes. Foram excluídos do estudo aqueles pacientes que não residem no Ceará, ou que possuíam  diagnóstico de outra doença oncológica.

Resultados

A amostra coletada concentra 50 pacientes que estavam em atividades terapêuticas no Serviço de Hematologia do HUWC, com uma idade média de 67.8 anos. Dentre esses, 14 pacientes (28%) representavam o sexo masculino, enquanto 36 pacientes (72%), representavam o sexo feminino.

No que tange à situação de domicílio, 6 pacientes (12%) moram em zona rural, enquanto 44 pacientes (88%) moram em zona urbana. Nesse sentido, relatou-se que 30% desses pacientes moram em residências próximas a indústrias (14%) e áreas agrícolas (16%).

Dos pacientes entrevistados, 47 possuem diagnóstico de síndrome mielodisplásica; enquanto 3 possuem diagnóstico de leucemia mieloide aguda. Desses, 11 pacientes informaram ter relatos de doença hematológica semelhante na família. Dos 50 pacientes, 35 (70%) afirmaram ter tido contato com fatores genotóxicos; destes: agrotóxicos (30%), metais (6%), solventes (38%), tintas e vernizes (38%) e radiação ionizante (40%).




Discussão

Diante disso, foi visto que número considerável (30%) de pacientes moram em regiões de vulnerabilidade relacionadas à exposição a agentes genotóxicos, como indústrias, que tendem a despejar dejetos, possivelmente tóxicos, nas proximidades e como  áreas agrícolas, que utilizam pesticidas, substâncias químicas comprovadamente cancerígenas. Além disso, foi descrita exposição  de 70% da amostra a solventes, tintas e radiação, sendo esta última a mais relatada, contribuindo à hipótese do estudo.

Conclusão

Portanto, foi encontrada associação relevante de fatores ocupacionais e ambientais  com a etiologia da SMD e LMA, contribuindo, assim, para o conhecimento sobre fatores desencadeantes de tais doenças hematológicas, possibilitando melhor percepção da conjuntura de exposição dos pacientes da região. Reforça-se a necessidade de mais estudos, de caráter multicêntrico, com grandes amostras de pacjentes, visando ao maior conhecimento sobre medidas profiláticas e estratégias terapêuticas individualizadas.

 

Downloads

Published

12/27/2023

How to Cite

Duarte, J. V. A. ., Duarte, B., Morais, J. L. A., Horta, M. V. ., & Duarte, F. B. (2023). STUDY OF THE ASSOCIATION OF EXPOSURE TO GENOTOXIC AGENTS AND MYELODYSPLASTIC SYNDROME OR SECONDARY ACUTE MYELOID LEUKEMIA IN PATIENTS ATTENDED AT AN AMBULATORY REFERENCE SERVICE IN CEARÁ. JOURNAL OF BONE MARROW TRANSPLANTATION AND CELLULAR THERAPY, 4(3), 203. https://doi.org/10.46765/2675-374X.2023v4n3p203

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>